sábado, 3 de março de 2007

DEUTSCH

Perante a declaração da minha vontade de aprender a Língua Alemã, certo amigo — homem do mundo e com mundo, de vasta cultura, sábio à antiga, viajado e dominador de Línguas — disse, de chofre: «— Não se meta nisso. Você já não tem idade.» Repliquei: «— Desculpe, mas tenho só quarenta anos...» Rematou: «Pois são precisos outros tantos para aprender Alemão, e Você já não os terá.» Fiz silêncio, por respeito, e fiquei a pensar naquilo; de tal forma que esta breve troca de palavras ainda hoje ecoa do fundo do meu arquivo mental.
Posto isto, cá estou eu pronto para me lançar na aprendizagem de tão hermético Idioma. Será uma prioridade, neste ano de 2007; e, até já selei compromisso virtual — mas muito real — com pessoa de uma só palavra e firmes determinações: quando nos encontrarmos, testaremos os nossos avanços germânicos, feitos paralelamente, mas, em quadrantes diferentes. Nós por cá, todos mal, que já tenho companhia para a empreitada, mas falta-nos Mestre.