quarta-feira, 2 de maio de 2007

A FILOSOFIA PERMANENTE

Costuma-se dizer que São Tomaz de Aquino, ao contrário de São Francisco de Assis, não permitiu na sua obra o elemento indescritível da poesia, uma vez que, por exemplo, nela existem poucas referências a quaisquer prazeres nas flores e frutos reais das coisas naturais, embora ali esteja toda a preocupação com as raízes da natureza. Mesmo assim, confesso que, ao ler a sua filosofia, tive uma impressão muito peculiar e intensa, análoga à produzida pela poesia. É bastante curioso que essa filosofia se assemelhe mais, em alguns aspectos, à pintura, lembrando-me bastante do efeito produzido pelos melhores pintores modernos quando lançam uma estranha e quase crua luz sobre objectos escuros e rectangulares, ou quando parecem estar antes tacteando do que apreendendo as próprias colunas da mente subconsciente. Isso provavelmente ocorre porque há na obra de São Tomaz de Aquino uma qualidade primitiva, no melhor sentido de uma palavra tão desgastada; mas, seja como for, o prazer é claramente não só da razão mas também da imaginação.
In São Tomaz de Aquino, G. K. Chesterton.