sábado, 21 de julho de 2007

DA PARTILHA

Não resisti à sugestão da Isabel (já conhecem o delicioso e rigoroso blog que ela mantém a partir dos States?), e, acabei por comprar o livro, agorinha mesmo. Será que vou redescobrir o prazer de ler o Miguel, vinte anos depois.
Entretanto, adianto que tive na passada noite uma extraordinária sessão de partilha criativa que teve como ponto de partida a exibição dos exercícios finais do Curso de Realização da ETIC — de meus alunos de Linguagem Estética do Áudio-Visual, no início do 1.º Ano, portanto. Lobo velho que sou, e que ando nisto há longo tempo, preciso de recuar muito para me lembrar de ter estado sentado quatro horas seguidas a ver filmes (curtas-metragens), e — logo de seguida — outras cinco a debatê-los; neste caso, com os alunos-autores, todos juntos sentados em círculo, até ao nascer do Sol. Não há uma única imagem — e a sala estava cheia de gente da imagem... — deste acontecimento de profunda comuhão intelectual e espiritual. Ficará para sempre só gravado nas nossas recordações. Antes assim. Os melhores momentos da vida são os que permanecem resguardados dos olhares exteriores, mas inscritos indelevelmente na retina e na memória de quem neles participou. Foi uma jovem Távola Redonda que ali vi, e desejei ser vampiro para beber naquelas vitalistas energias criativas. By the way: provocaram-me mais um longo e apetitoso flash-back de vinte anos, fazendo-me viajar até aos meus queridos idos anos 80.
Que o futuro lhes seja sorridente, e que eles tracem novos caminhos para o Cinema Português, é tudo o que lhes desejo; e, já não é pouco.