segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

SINAIS DOS TEMPOS

Alertam-me, com alguma preocupação, para o facto material de a marca de posse — carimbo, com o meu nome completo, como consta no B. I. da R. P. —, que aplico em todos os meus livros, «desvalorizar» os volumes. O parecer técnico é, certamente, bem verdadeiro, e bem intencionado; porém, não tendo eu os livros para os vender mas sim para os ler, conservar religiosamente e deixar aos meus descendentes, não vislumbro razão para ficar inquieto. Antes pelo contrário, pois todos ficarão a saber a quem pertenceram e de onde vieram, facilitando, assim, a vida aos vindouros. Contudo, tenho a clara noção de que, nestes tempos ferozmente individualistas, isto soa a excentricidade: pensar nos outros (ainda para mais, em alguns que ainda nem nasceram...) é uma tolice.