segunda-feira, 4 de outubro de 2010

DA FUNDAÇÃO

REAL ASSOCIAÇÃO DE COIMBRA
COMUNICADO À IMPRENSA
867º. ANIVERSÁRIO DE PORTUGAL


EM 5 DE OUTUBRO DE 1143 NASCEU PORTUGAL!

É em 5 de Outubro de 1143, com o Tratado de Zamora e na presença do Legado Pontifício, Cardeal Guido de Vico, que D. Afonso VII de Leão reconhece a existência de um novo Estado, PORTUGAL.

Esta declaração de PORTUGAL como REINO INDEPENDENTE infelizmente não é comemorada oficialmente no próprio País.

PORTUGAL deve ser o único País do Mundo que não celebra oficialmente a data da sua INDEPENDÊNCIA.

As Autoridades Oficiais Portuguesas têm preferido comemorar as datas de acidentais alterações do regime, que sobretudo simbolizam revoluções fratricidas entre Portugueses.
É o caso do “5 de OUTUBRO”:
Oficialmente é comemorada apenas a revolução de 1910, que opôs Portugueses a Portugueses e que teve como acto preparatório o assassinato do (então) CHEFE de ESTADO (que era o Rei D. Carlos I), ignorando as actuais Autoridades Oficiais a celebração do ANIVERSÁRIO do NASCIMENTO de Portugal, como ESTADO-NAÇÃO.

Discordando frontal e veementemente desta valoração das datas históricas por parte das Autoridades Oficiais, a REAL ASSOCIAÇÃO DE COIMBRA tem comemorado em cada “5 de OUTUBRO” o ANIVERSÁRIO da FUNDAÇÃO da NACIONALIDADE, mandando celebrar na Igreja de SANTA CRUZ, em Coimbra, MISSA sufragando a alma do Rei Fundador e dos seus Descendentes.

Neste ano de 2010, a Missa de Sufrágio pela alma do Rei Fundador e dos Seus Descendentes será celebrada na Igreja de Santa Cruz pelas 11,00 horas do dia 5 de Outubro (para permitir a presença de TODOS em Guimarães às 15 horas), após o que será prestada significativa HOMENAGEM junto aos túmulos de D. Afonso Henriques e de D.Sancho I.


Esperamos ter connosco S. A. R., O Senhor Dom Duarte de Bragança na Igreja de Santa Cruz, em Coimbra.

Convidam-se todos os Portugueses a participar em Coimbra nas Comemorações do 867º. ANIVERSÁRIO da INDEPENDÊNCIA de PORTUGAL.

FAÇAMOS DO ANIVERSÁRIO DE PORTUGAL uma data que UNA OS PORTUGUESES!

VIVA O REI !

VIVA PORTUGAL!


O Presidente da Direcção da R.A.C.

______________________________
(Joaquim Leandro Costa e Nora)