sexta-feira, 7 de setembro de 2012

CARTEIRA DE SENHORA


DIA 32

Carteira fora, dia santo na crónica. Lá continuo vadiando sem bússola nem GPS (simplesmente seguindo o exemplo dos ensinamentos dos nossos governos!).

Com a televisão desligada e apenas ocasionalmente frequentando as salas, salinhas e salões das redes ditas sociais bem como as respectivas tertúlias, só me chegam ecos longínquos do que se vai passando no país e mais além. Também não é preciso ser vidente para quase adivinhar. A política e a economia não são temas que se caracterizem propriamente pela variedade e inovação. Podia pegar num jornal do século XIX e pensaria que as notícias eram de hoje. Só ia perceber a diferença porque o português ainda o era, sem desacordos, e muitíssimo bem escrito.

As notícias aqui são outras e bem mais importantes, tanto as boas como as más.

Notícias más são os incêndios, péssimas quando origem é humana, criminosa ou negligente. Notícia boa é o começo das vindimas.

Notícia má é a falta de água sabendo que se não chove rapidamente o desastre é imenso. Notícia boa é ver as beladonas a desabrochar.

Notícia má é a sinistra ANACOM ter levado tantos velhinhos a serem aldrabados pelas operadoras de televisão por cabo, e não garantir sinal à sua filha dilecta, a TDT. Notícia boa é um jantar em óptima companhia de gente sã.

Notícias más são quando a ambulância está à porta do lar. Notícias boas são as derradeiras festas e procissões.

A última notícia má é estar no fim das férias. A última notícia boa é ainda usufruir do privilégio de pores-do-sol mágicos.

Era tão bom que as notícias do país, em vez das constantes patranhas, mentiras, escândalos, roubos e incompetências, fossem a vindima dos sonhos, o desabrochar da esperança, a força dos amigos, a alegria do festejo e o assombro do belo…

Leonor Martins de Carvalho