sábado, 10 de novembro de 2012

LIVRO DO MÊS



Estou a devorar o romance histórico Novembro, de Jaime Nogueira Pinto, acabado de editar e que mão amiga me fez chegar anteontem pela noite dentro. Poucas vezes me tenho sentido tão embrenhado num livro de ficção dum autor português como neste caso; e, note-se, tinha eu entre 7 e 9 anos à época dos principais acontecimentos da narrativa...  Por estas e outras razões, hei-de vir aqui prestar contas aos meus caros visitantes sobre as minhas conclusões da leitura desta fundamental e cativante obra. Contudo, faltando-me ainda cerca de 50 páginas para acabá-la, posso desde já dizer, para quem estiver interessado registar, que os seus principais protagonistas  — Henrique e Eduardo, pai e filho  — entraram directamente para a minha pessoalíssima e restrita galeria de grandes personagens da Literatura Portuguesa. Agora, vou ali terminá-la.