segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

NO DIA DOS 6 ANOS DO BLOGUE


Saudade

Para o João

Um texto para o aniversário de uma casa blogosférica de um amigo, que frequento amiúde, corre sempre o risco de se tornar um exercício laudatório desprovido de qualquer interesse. Vou tentar evitá-lo; é apenas o que prometo.

O meu encontro com o João foi há mais tempo do que é possível contar. Nestas Eternas Saudades do Futuro encontro-o sempre que quero – sempre igual a si próprio. E encontro-me com ele na Cultura, seja no Cinema, na Fotografia, na Pintura, nos livros – sempre os livros – e, claro, em Portugal, numa História que nos une, numa identidade que nos marca, numa essência que é nossa.

Escreveu António Quadros que “a saudade do futuro é uma paixão que animou toda a nossa história, como inspira toda a nossa cultura, fautora de acertos ou de erros, mas sempre omnipresente. O hoje é uma passagem evanescente entre um ontem que remonta às origens e um amanhã que é para nós mais, bem mais do que um mundo simplesmente melhor do que este, é um reino da primazia do espírito e dos seus valores, para o qual, consciente ou inconscientemente, trabalha tudo o que em cada um de nós é altruísta, dadivoso, generoso, visionário”. Como o João encarna na perfeição estas sábias e profundas palavras! O nome do seu blog não é um acaso, é uma exactidão.

Podia rever todos os bons momentos que passámos, mas para mim, como para ele, as saudades são do futuro.


Duarte Branquinho