sábado, 28 de novembro de 2015

LER, PENSAR, ESCREVER E PARTILHAR

Tenho como marcadores de livros, desde há muito tempo, velhas fichas de bibliotecário (ditas «catalográficas»). Pergunto-me se, nesta era da informática, ainda serão utilizadas nas bibliotecas. São pequenas cartolinas rectangulares brancas, pautadas longitudinalmente, de 10 x 15 cm, feitas para caberem em gavetas de arquivo. As minhas encontram-se hoje, todas elas, amarelecidas pelo tempo. Por mais voltas que dê à cabeça, não consigo lembrar-me quando e onde as arranjei. Não lhes atribuo a função para a qual foram desenhadas. Atraído pela sua forma, ponho-as dentro dos livros, como já confessei. E uso-as também na qualidade de folhas de apontamentos. Serve esta divagação para voltar a dizer aos meus leitores que recomeçarei aqui finalmente a publicar em breve uma outrora iniciada mas interrompida série de mensagens com base nas notas que tomei nessas fichas aquando da leitura dos volumes que as acolhem.