quarta-feira, 18 de agosto de 2021

LIVROS ADQUIRIDOS E LIDOS À BEIRA-MAR

Já se sabe que tenho a sorte de não vir carregado para férias com livros pois veraneio numa estância balnear de forte tradição piscatória mas também cultural onde desde sempre houve vendas de livros manuseados em diversos lugares mais ou menos secretos e portanto só acessíveis a bibliófilos persistentes ou experientes. Também os fiéis leitores do blogue já sabem que prometo todos os anos revelar no regresso à Capital do Quinto Império os títulos dos livros adquiridos, com nomes de autores, indicações de editoras, locais e anos de publicações, etc. e tal; enfim, uma autêntica empreitada de bibliotecário-arquivista, mas feita a gosto. No entanto, bem sabeis que, em 15 Verões, raramente cumpri esta intenção. Ora pois desta vez aqui vai uma pequena parte do que por cá descobri e comprei, e é já:
- Irreflexões, de Y. K. Centeno, Edições Ática, Lisboa, 1974.
- Razões Reais, de Mário Saraiva, Edição do Autor, colecção Biblioteca do Pensamento Político, N.º 2, Lisboa, 1970.
- Sete Relances. Para uma Antropologia Cultural da Expansão Portuguesa, de Carlos Eduardo de Soveral, Hugin Editores, Lisboa, 2004. 
- Don Camilo e o seu Pequeno Mundo, de Giovanni Guareschi, tradução de Francisco Costa, Livros Unibolso, Biblioteca Universal, N.º 10, Lisboa, s/ data.
- Anátema, de Camilo Castelo Branco, Publicações Europa-América, colecção Livros de Bolso Europa-América, N.º 77 (volume duplo), Mem Martins, 1974.
- O Táxi N.º 9297, de Reinaldo Ferreira, edição do Círculo de Leitores, impresso e encadernado por Printer Portuguesa, s/ local, 1986.
- Aparição, de Vergílio Ferreira
edição do Círculo de Leitores, impresso e encadernado por Printer Portuguesa, s/ local, 1973.
- O Mestre, de Ana Hatherly, prefácio de Maria Alzira Seixo, Moraes Editores, colecção Círculo de Prosa, Lisboa, 1976 ( 2.ª edição).
- Rio Turvo, de Branquinho da Fonseca, Editorial Verbo, Livros RTP / Biblioteca Básica Verbo, N.º 26, Lisboa, s/ data.