segunda-feira, 19 de junho de 2023

DO ESPÍRITO DOS LIVROS

No âmbito da preparação de um projecto fotográfico, recebi a visita de uma jovem que logo se revelou grande leitora. Mostrei-lhe portanto com todo o gosto o núcleo de ficção da minha biblioteca, o qual reveste toda uma parede de cima a baixo, com romances, novelas e contos de autores de língua portuguesa, francesa, inglesa, alemã, russa, etc. Imaginava eu ser esta a sua zona preferida. Observou os respectivos livros de relance; depois, virando-se para as prateleiras opostas, avançou na sua direcção, viu e disparou: «Aqui, estão os livros sérios». Na realidade, nesta outra estante, fronteira e simétrica à anterior, estão os volumes de não-ficção - História, Filosofia, Política, e outros concomitantes temas. Fui apanhado de surpresa, pois nunca me tinha ocorrido tal designação. Aliás, porque pensada pela cabeça e dita pela boca de uma bibliófila bonita, inteligente e culta, a coisa ganha desde já cá para mim foros de classificação definitiva. Com a acrescida vantagem de dar muito que pensar.