domingo, 20 de outubro de 2024

UMA RESPOSTA QUE VALE POR VÁRIAS TESES

Certa vez, vai para trinta anos, numa turma contaminada pelas americanadas das salas multiplex dos centros comerciais e pelo lixo televisivo, perguntei se alguém gostava de cinema francês.
Uma aluna, fora do baralho, pôs a mão no ar e, perante o espanto e a admiração geral, respondeu:
- Eu gosto, porque nos filmes franceses as pessoas falam como nós falamos.
Esta resposta vale por várias teses sobre a matéria.

terça-feira, 15 de outubro de 2024

DA GENEALOGIA

Porque sei que aqui vêm dar muitos pessoas (historiadores, genealogistas profissionais e amadores, parentes mais ou menos próximos, etc.) à procura dos estudos genealógicos que vou fazendo nos tempos livres por carolice, mas também com algum espírito de missão, indico de seguida o blogue onde publico os resultados dos referidos hercúleos trabalhos: Da Genealogia.

quarta-feira, 9 de outubro de 2024

HAJA QUEM VEJA PARA ALÉM DO PRÓPRIO AUTOR

«Ao fazer-se aparecer auto-retratado e segurando My Private Peep-Show (2004) em Luzitânia, Eu e Caixa-de-Luz na Biblioteca Lusíada (2013), João Marchante quer dizer que a partir deste momento será influenciado artisticamente apenas por si próprio e pelo conjunto da sua obra videográfica e fotográfica.»

Nota: Ilustre especialista em arte contemporânea disse isto e tenho de confessar que, embora esteja muito bem visto e melhor apanhado ainda, não me tinha passado, a mim próprio, pela cabeça.

FRASES DE ABERTURA PARA HISTÓRIAS DO FUTURO (1)

O coração da bela aristobeta oscilava entre dois pretendentes: o simples agrobeto e o complexo artistobeto.

quarta-feira, 2 de outubro de 2024

DICAS PARA OS LEITORES ESPECIALIZADOS

Dizem-me as estatísticas do Eternas Saudades do Futuro que entre as 10 mensagens mais visualizadas de sempre 4 têm como tema a genealogia e outras 4 são sobre o meu trabalho como artista visual. Assim sendo indico aos leitores interessados no primeiro assunto o blog Da Genealogia e aos segundos o site João Marchante | Arte | Vídeo | Fotografia

DO OUTONO

Todas as Estações do Ano têm qualquer coisa de mágico-simbólico. São, portanto, reveladoras, se convenientemente sentidas e compreendidas. No caso do Outono, reconduz à Primavera. Por consequência, no mês de Outubro  supra-sumo, cá para mim, do Outono  sinto-me sempre com renovados vinte anos. 

terça-feira, 1 de outubro de 2024

OUTUBRO

Entrámos no meu querido mês de Outubro. Chegou doce e morno (não tanto como em anteriores anos, é verdade). As outonais flores do cabeçalho do Eternas Saudades do Futuro devem portanto estar quase a aparecer ao vivo e a cores nas árvores de certas artérias históricas de Lisboa. Momento ideal para dar diletantes passeios contemplativos em jardins secretos com pessoas iniciadas nestas matérias estéticas. Tempos de luz dourada. Coisas do espírito e da alma.