terça-feira, 30 de junho de 2009

REVISÃO DA MATÉRIA DADA

segunda-feira, 29 de junho de 2009

SANTO DO DIA

S. Pedro, Príncipe dos Apóstolos (+ 64).

sábado, 27 de junho de 2009

COISAS ANTIGAS E BOAS — E MUITO ACTUAIS

Julguem-nos, apreciem-nos, critiquem-nos, á vontade; mas pelo que somos, e não pelo que de nós dizem, os que, ou não nos conhecem, ou de má fé nos pintam como representantes do passado extincto, sem comprehensão do presente e do futuro. Estudem-nos no que, em verdade, somos. A fornecer elementos para esse estudo mira este pequeno e despretencioso livrinho, a que, porventura, outros se seguirão ainda.
In A Doutrina Nacionalista, Jacinto Candido, edição Livraria Povoense Editora, Póvoa do Varzim, 1909.
[Nota: Não fiz actualização ortográfica.]

COISAS ANTIGAS E BOAS

Estou a beber um Vinho do Porto de 1880, de uma garrafeira particular. Um regalo para o espírito.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

QUANDO O FACE SE TORNA FACE-A-FACE

Ao ir despejar o lixo, agorinha mesmo, dei de caras com o X., rapaz vindo da província, que atingiu um extraordinário sucesso profissional na capital. Fitando-me com os seus olhinhos espertos, atira-me:
— Já vi que estás no face.
— É verdade.
— Eu já tenho 856 amigos!
— Ah!, muito bem. E algum é realmente teu amigo?
Arregalou muito os olhos, num esgar de espanto, e abalou, rabinho entre as pernas, para, provavelmente, ir ver a tele-novela com a sua «patroa».

ESTOU A PENSAR QUE...

...A blogosfera portuguesa está cada vez mais pobre, desorientada, maledicente, cinzenta, desinteressante, feia, e triste. Faz-me lembrar qualquer coisa... — Ah!, já sei: Portugal.
Hoje és nevoeiro.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

BLOGUE DO DIA (96)

Carminho*Blog, de Carminho.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

LIVRO PARA HOJE (106)

Nuno Álvares Pereira, Jaime Nogueira Pinto, edição A Esfera dos Livros, Lisboa, 2009.

LEMBREI-ME, A PROPÓSITO...

SÃO JOÃO

REVELAÇÃO DO ANO

Esplanada ao Sol, de Diogo.

DESCOBERTA DO DIA

D. Dichote, de Lory.

BLOGUE DO DIA (95)

Nocturno, de Luísa.

24 DE JUNHO

Nascimento de São João Baptista — 2 A. C.
Batalha de São Mamede / Fundação de Portugal — 1128.
Nascimento de Dom Nuno Álvares Pereira / São Nuno de Santa Maria — 1360.

terça-feira, 23 de junho de 2009

BLOGUE DO DIA (94)

Rio sem Regresso, de Ana Gabriela Silva Fernandes.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

VISITEM-ME...

...No Facebook.

BLOGUE DO DIA (93)

Criativemo-nos, de Margarida Pereira.
Com um beijo cúmplice para a Autora.

sábado, 20 de junho de 2009

TODO VOSSO

O Site Meter mostra-me que têm aqui vindo parar muitas pessoas vindas do Facebook. Convido-os, a todos, a irem consultando, calmamente, e com todo o tempo do mundo, os arquivos do blogue. A propósito: o Eternas Saudades do Futuro comemora amanhã dois anos e meio (30 meses) de vida — será uma óptima forma de celebração, lerem-no; afinal, é apenas e só para os meus leitores que o faço, sem receber nada em troca que não apenas o gosto de me dar.

FACEBOOK VERSUS BLOGOSFERA

Em dois dias ali no Facebook já reeencontrei mais pessoas do que conheci aqui em dois anos de blogue!
Aproveito para dizer que tenho lá recebido muitos «pedidos de amizade» de bloguistas que pessoalmente desconheço, ou que simplesmente não fazem parte da minha vida real. Não levem pois a mal não os ter «confirmado como amigos» (raio de numenclatura!). Tudo evolui, como se constata pela minha entusiástica adesão ao Facebook; mas, por enquanto, tenho-me dedicado e deliciado principalmente a reencontrar velhos Amigos. Quando ultrapassar esta fase, logo se verá... O Futuro a Deus pertence.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

O PECADO DA CURIOSIDADE

No dia de ontem, em que vivi peripécias múltiplas, tendo de acudir a vários fogos em simultâneo, ainda juntei forças — ou, se calhar, foi escape... — para cometer o pecadilho de dar uma escapadela ao Facebook. De facto, está lá tudo. Reencontrei dezenas de Amigos. Assim, com «A» maiúsculo e tudo. Daqueles com quem partilhei momentos que ficam para o futuro. E escusado será dizer que as mais giras Miúdas de Lisboa andam lá todas. Com a vantagem de não se ver povoléu. Agora, depois de ter descoberto 34 Amigos, em 12 horas de intensa actividade, vou dormir qualquer coisinha. Amanhã há mais.
Adenda 1: Não valeria a pena reafirmar; mas, à laia de lembrete para os distraídos, faço notar que esta foi — e está a ser... — a minha estreia absoluta nas badaladas redes sociais. Demorei, mas cheguei. Afinal, o primeiro milho é sempre e só para os pardais...!
Adenda 2: Entretanto, já lá tenho 99 [n.º que irá sendo actualizado aqui ao longo dos dias] Amigos. Na verdade, são quase todos Amigos de sempre.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

ALMA PORTUGUESA

«Escrevi Teu Nome no Vento», Carminho.

Clip realizado por João Botelho.

FADISTA!

«A Bia da Mouraria», Carminho.

Clip realizado por João Botelho.

AH!, POIS É...

Bem me parecia que havia um erro na Cultura. O problema é que já dura há 50 anos. Mais exactamente desde que António Ferro saíu de cena.

PARQUE PARA HOJE (6)

Parque Florestal de Monsanto.
Plantado durante o Estado Novo (essa longa noite escura da ditadura nazi-fascista...!). É o pulmão da cidade de Lisboa.

JARDIM PARA HOJE (9)

Jardim Botânico do Museu Nacional de História Natural.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

MATA PARA HOJE (1)

Mata da Quinta de Vale de Abraão.

DO MATO PARA A MATA

Depois das já conhecidas séries de mensagens «Jardim para Hoje» e «Parque para Hoje», inauguro agora a série «Mata para Hoje». Nestes dias infernais de Verão, pretendem estas ser sugestões para passeios à sombra e à fresca. Sendo eu, muito por culpa dos meus costados alentejanos, mais um homem do mato do que da mata, farei, no entanto, um esforço para trazer aqui o que de melhor existe nesse registo florestal. Por outro lado, muito por causa dos meus costados olissiponenses, foram de Lisboa a maioria dos lugares que, até agora, destaquei. Também aí tentarei ir mais longe: primeiro, em Portugal; depois, por essa Europa fora — sempre por sítios meus conhecidos, mesmo que não visitados por mim há muito tempo.

MÚSICA AQUÁTICA

«Underwater Love», Smoke City.

Nota: O vídeo é fraquito e foleiro, digo eu, mas trata-se de uma bela música; tapem os olhos, se fôr caso disso, e ouçam-na.

TEMPO DE IR A BANHOS

Gisele Bündchen.

PRÉMIO «BLOGUE COM TOMATES»

PRÉMIO «DEUS, PÁTRIA E REI» DA SEMANA

TRADIÇÃO E FUTURO DA EUROPA

A Europa criou uma identidade própria assente em três edifícios superiores: a filosofia grega, o direito romano e a teologia cristã. Saibam hoje as nações europeias estar de novo à altura desta herança para a poderem transmitir no futuro.

terça-feira, 16 de junho de 2009

DO MISTÉRIO DA DIREITA DESAPARECIDA

Afinal, não sou só eu que digo que não existem partidos políticos de direita em Portugal. E é pena que os homens de direita não pensem mais sobre o assunto. Não será chegada a hora desses homens se afirmarem como tal e refundarem a direita? Espaço há. Tempo escasseia.
Serve esta introdução para destacar o seguinte artigo: Partidos e ideologias, por Jaime Nogueira Pinto (publicado na edição de hoje do jornal i).

DO QUE É QUE A CASA GASTA?

A casa gasta do que gosta.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

...AND I TRY...

«Satisfaction», Björk & PJ Harvey.

Dá-me ideia de que já é a terceira vez que avio aqui esta receita. Mas também já sabem do que é que a casa gasta.

QUEM DESDENHA QUER COMPRAR OU DESTA É QUE É!

Dão-se alvíssaras a quem me convencer a aderir ao Facebook. Até lá, fico na Super Bock. Afinal, bebidas e gajas giras são o que de melhor se leva da vida.

DETESTO ANEDOTAS MAS ESTA TEM QUE SE LHE DIGA NA MEDIDA EM QUE É CERTEIRAMENTE AFORÍSTICA

Cão que ladra não morde, mas burro amarrado come.

COISAS QUE ME CHATEIAM À BRAVA E NÃO CONSIGO MUDAR

Viver num país de burros armados em espertos.

COISAS QUE ME CHATEIAM À BRAVA PORQUE NÃO GOSTO DE AS FAZER

Dar o braço a torcer e reconhecer que o blogue fica ridículo apenas com cinco mensagens à vista. E lá vou eu pôr outra vez cinquenta mensagens na página principal!

COISAS PREOCUPANTES QUE ME CHATEIAM À BRAVA

Saber que se volto a tomar o gosto às festas vai ser um ver se te avias!

MAIS COISAS QUE ME CHATEIAM À BRAVA!

Perder uma festa a que estive vai não vai para ir mas à qual não fui porque a logística falhou à última da hora e depois vir a saber que foi um festão!

COISAS QUE ME CHATEIAM À BRAVA!

Que o You Tube me saque vídeos que aqui publico. Se não dá para os publicar, por causa de direitos de autor e tal e coiso, avisem logo.

A PROPÓSITO DE NÚMEROS...

Não é por acaso que a «democracia» se opõe à «aristocracia» e que este último termo designa, precisamente, pelo menos em sentido etimológico, o poder da elite. Esta, por definição, não pode ser senão uma minoria e o seu poder, ou melhor, a sua autoridade, que deriva de uma superioridade intelectual e espiritual, não tem nada em comum com a força numérica sobre a qual se fundamenta a «democracia», nem com as forças irracionais do colectivismo, tendências cujo carácter essencial é o sacrifício da minoria à maioria, e também o da qualidade à quantidade, e da elite à massa.
RENÉ GUÉNON
(1886 — 1951)

RELATÓRIO E CONTAS

O Eternas Saudades do Futuro aproxima-se dos dois anos e meio de vida (30 meses!). É já no próximo 21 de Junho. Dia do Solstício de Verão.
Antes dessa marcante data, num pré-balanço (para os tipos das sondagens poderem prever o futuro...), passo a debitar os actuais números do blogue:
— 3729 mensagens publicadas.
— 7200 consultas ao perfil.
— 7 seguidores.
— 80395 visitas.
— 194477 páginas visionadas.
Nota : Actualizado perto das doze badaladas de hoje.

AVISO À NAVEGAÇÃO

Passo a ter à vista, na página principal, apenas as 5 últimas mensagens. Quem estiver com fome de leitura, tem 30 meses à disposição nos arquivos. De caminho, tirei da barra lateral o item «mensagens anteriores», que era uma função redundante no mecanismo do blogue. Com mais esta depuração formal, a casa atinge, cá para mim, um minimalismo quase perfeito.

BLOGUE DO DIA (92)

Exorcismo ao Silêncio, de Ariana Luna.
Por causa da fabulosa mas muito real luminosidade solsticial que sempre emana. E juro que não sei quem é a Miúda. Mas gostava de saber.

À C. E AO A., COM GRATIDÃO

A vida é a arte do encontro,
Embora haja tantos desencontros pela vida.
VINICIUS DE MORAES
(1913 — 1980)
Rapaz contra a corrente que sou, já se sabe, gosto de navegar à bolina usando a vela latina e indo na direcção oposta da que toma habitualmente a carneirada feita encarreirada turba. Serve esta minha frase introdutória para dizer que, não alinhando este ano nas festas de Lisboa (que muito aprecio, aliás, especialmente na sua faceta de arraiais populares bairristas, para não falar das tradicionais marchas, em boa hora criadas por Leitão de Barros), e contrariando a rumagem burguesa e burgessa ao Reino do Algarve, decidi passar o dia do meu muito querido Santo António (e, já agora, do nascimento de Fernando Pessoa, diga-se) no Douro.
Nessas místicas paragens, plenas de uma força telúrica profana e de uma sagrada presença do rio de ouro, fui recebido, como um príncipe, três dias a fio, por uma queridíssima amiga, representante da mais alta fidalguia da Região, e por um caríssimo — rijo e franco — alto-duriense. E — caramba! —, comi, bebi e vivi, à antiga portuguesa!
Bem-hajam.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

MENSAGEM CONFESSIONAL

Sequência de abertura de Down By Law (EUA, 1986), de Jim Jarmusch.

Confesso que este é mesmo, mesmo, mesmo, um dos filmes da minha vida.

DA MELANCÓLICA INDEPENDÊNCIA

Cena de Permanent Vacation (EUA, 1980), de Jim Jarmusch, em que John Lurie toca saxofone.

Deambular é preciso.

COMO ERA BOA A BOÉMIA DE LISBOA

«Waltzing Matilda», Tom Waits.

SAUDADE DA MINHA CIDADE

«Maria Lisboa», Amália.

UM FILME DISCRETO MAS MUITO COMPLEXO

Trailer de Lisbon Story (Alemanha / Lisboa, 1994), de Wim Wenders.

O filme tem música dos Madredeus, que participam como actores.

E Manoel de Oliveira também faz — literalmente — uma perninha.

Além disso, a fita é uma reflexão sobre o processo criativo e um estudo sobre a estética do som.

Obrigatório, portanto.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

BLOGUE DO DIA (91)

Reverentia, de Humberto Nuno de Oliveira.
Porque hoje é Dia de Portugal.

PRÉMIO «BLOGUE COM TOMATES»

RETRATO DO PARLAMENTO EUROPEU ELEITO (3)

10 DE JUNHO — DIA DE PORTUGAL

Retirei do baú este autocolante que usei — do alto dos meus 14 anos — na primeira manifestação do 1o de Junho em que participei. Fui sozinho. Juntei-me à concentração no Largo do Príncipe Real e incorporei-me no desfile até à Praça dos Restauradores. Num e noutro lugar ouvi inflamados e inflamantes discursos de brilhantes figuras da Cultura Nacional. Bons tempos.

10 DE JUNHO — DIA DO SANTO ANJO DA GUARDA DE PORTUGAL

Pagela, alusiva ao Anjo Custódio de Portugal, que me acompanha desde a minha adolescência. (Não sei precisar a data dela.)

LIVRO PARA HOJE (105)

Linhas de Fogo — Manifesto de Cultura Lusíada para o Terceiro Milénio, de Bruno Oliveira Santos, Francisco Cabral de Moncada, João Marchante, Manuel Brás e Miguel Castelo Branco, concepção gráfica e ilustração de José Pinto Coelho, edição Nova Arrancada, Lisboa, 2001.
Manifesto lido em Lisboa no dia 10 de Junho de 2001.
Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.

terça-feira, 9 de junho de 2009

SESSÃO DUPLA (VIII)

Douro, Faina Fluvial (Portugal, 1931),
de Manoel de Oliveira.

Berlin, Symphonie einer Großstadt (Alemanha, 1927),
de Walter Ruttmann.

SUPERIOR

«Street Spirit», Radiohead.

São vídeos assim que me dão vontade de voltar a realizar clips.

RETRATO DO PARLAMENTO EUROPEU ELEITO (2)

Europa Par(a)lamentar (4), por Miguel Vaz.

RETRATO DO PARLAMENTO EUROPEU ELEITO (1)

A Esquerda?, por Luciano.

SEXO FORTE

«Dress», PJ Harvey.

LAR DOCE LAR

«A Place Called Home», PJ Harvey.

Para a Joni.

VINHO PARA HOJE

Porto.

JOGO PARA HOJE

Xadrez.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

SEMPRE A ABRIR!

Recebi — agorinha mesmo — uma mensagem da minha queridíssima amiga MJC. Diz-me que tem um blogue! Há tantos anos que não a vejo... No entanto, temos histórias para dar e vender. Ela é cá das minhas. Por Amor à Arte é que vamos. E por isso aqui andamos. E cá estamos. Eu vou por aí — Joni Fast. Com um beijo para ti.

REMATANDO

Scarlett Johansson.

INSISTINDO...

Scarlett Johansson.

A PROPÓSITO DE MIÚDAS COM SABOR A MEL

Scarlett Johansson.

TESTE DO TEMPO

«Happy When It Rains», The Jesus and Mary Chain.

O que é bom, amadurece e perdura.

PARA AS MIÚDAS COM SABOR A MEL

«Just Like Honey», The Jesus and Mary Chain.

Nota (sobre uma das minhas bandas preferidas dos anos 80) : Estes rapazes souberam envelhecer, tornando o seu som menos cortante mas mais quente.

A DESCOBERTA DO FIM-DE-SEMANA

Eis que no blogue colectivo do Liceu, onde me estreei — vai para 3 anos — nestas andanças da rede, e que, entretanto, já conta com 66 (!) co-autores, dá à costa mais uma Filipada, com blogue pessoal e tudo. Eu, que até estava com falta de leituras, já vi que há ali pano para mangas. Senhoras e senhores: Vekiki Projects.

domingo, 7 de junho de 2009

AINDA A APOSTA PRIVADA

Escrevo à 1 da tarde em ponto e aposto em 1% (um por cento).

APOSTA PRIVADA

Escrevo às 4 da manhã em ponto e aposto em 40000 (quarenta mil).

FLASHBACK SOLSTICIAL ESTIVAL

É impressionante ver como os anos vão passando e as minhas obsessões — socialmente designadas por interesses — se vão mantendo e acentuando. Ora espreitem lá os arquivos do blogue de Junho de 2007 e de Junho de 2008.

DESBUNDA

Digam lá que o blogue do meu Liceu não é uma desbunda...!!!

sábado, 6 de junho de 2009

CONSELHOS AOS MEUS LEITORES PARA O «DIA DE REFLEXÃO»

Belo dia para passar os olhos pelos blogues que tenho aqui ao lado à mão de semear classificados como «leituras do bloguista».

FOTOGRAFIA DO DIA

sexta-feira, 5 de junho de 2009

DEPOIS DO ACÚSTICO, O NOISE

«Kill Surf City», The Jesus and Mary Chain.

Quanto mais sónico, mais sexy. Mas, só acessível a miúdas muito especiais.

DO BELO SABOR DO BELO-SEXO

«Taste of Cindy», The Jesus and Mary Chain.

Ao som deste aparentemente secundário álbum da banda — feito à base de «lados-B» dos singles — vivi alguns dos mais intensos momentos da minha vida no final dos anos 80.

CONSTATAÇÃO E INTERROGAÇÃO

Mostra-me o contador, deste meu estabelecimento, que esta casa é frequentada, em partes aproximadamente iguais, por Senhoras independentes e por Homens às direitas. Afirmo isto com base na análise dos blogues de onde provêm. À partida, nada têm que os ligue, entre si, mas constituem, em conjunto, a esmagadora maioria da minha clientela. Antes que perguntem, adianto já que hei-de explicar aqui, um dia destes, o que são «Senhoras independentes» e «Homens às direitas». E, já agora, também adorava que me dissesssem — Umas e Outros — por que carga d'água dão a esta costa.

AS MIÚDAS QUE HOJE VIERAM À REDE (4.ª)

Ui, ui, Valeriana. É impossível porque é interdito porque é proibido.

AS MIÚDAS QUE HOJE VIERAM À REDE (3.ª)

Parabéns (atrasados), Joaninha! Esqueci-me da data, mas não é por persuasão da mana gémea que aqui venho com atraso. Um beijinho.

AS MIÚDAS QUE HOJE VIERAM À REDE (2.ª)

P. S. (a despropósito): Parece que hoje — ao fim de 20 anos! — vou rever o teu irmão...

AS MIÚDAS QUE HOJE VIERAM À REDE (1.ª)

Cada vez mais me convenço que é para isso que um blogue serve, Sofia. Serviço público, é o que é. Um bloguista dá-se, sem nada esperar receber em troca. Ah!, já agora: começas com uma música muito cá de casa.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

À DESCOBERTA BLOGOSFÉRICA DO DIA

Lauren Bacall e Humphrey Bogart numa cena de To Have and Have Not (E. U. A., 1944), de Howard Hawks. Um dos filmes da minha vida, confesso.

À Margarida Pereira, autora do blogue Criativemo-nos, a qual não tenho a honra e o prazer de conhecer, e que me estragou, hoje, com surpreendentes e imerecidos mimos: aqui e ali.

Adenda (em 5.6.09) : ...E, já depois desta minha mensagem, de novo acoli. Miúdas que sabem assobiar são perigosas...

UMA QUESTÃO DE CLASSE

Há mulheres arrogantes. Mas só as senhoras são altivas. E a distância que vai entre umas e outras é todo um mundo.

UM MAL NUNCA VEM SÓ

Só desculpo a ignorância às mulheres bonitas. Infelizmente, as ignorantes costumam ser feias. Acumulam, portanto.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

VANGUARDA ELECTRÓNICA

«Die Roboter», Kraftwerk.

Os alemães Kraftwerk, percursores do rock electrónico, actuando ao vivo e em directo, num programa televisivo da estação germânica ZDF, em 1978.

À atenção das meninas e dos meninos da música de dança — para verem o que é bom.

DO PASSADO PARA O FUTURO

«Trans Europe Express», Kraftwerk.

PRECURSORES

«Tour de France», Kraftwerk.

PRÉMIO «BLOGUE COM TOMATES»

PRÉMIO «DEUS, PÁTRIA E REI» DA SEMANA

SEM PAPAS NA LÍNGUA

O Papa e os Católicos da Treta, por Manuel Brás. Rapaz que muito estimo e gosto de ler. Pena é ele não fazer um blogue pessoal. Levaria o bom combate muito mais longe.

BLOGUE DO DIA (90)

Porque hoje é Quarta-Feira.

terça-feira, 2 de junho de 2009

SOM SUBLIME

«Sour Times», Portishead.

MEU QUERIDO ARTESANATO PORTUGUÊS

MINHA QUERIDA LISBOA

A sociedade civil está atenta: Lisboa S. O. S..

MEUS QUERIDOS PASSEIOS

A sociedade civil está em acção: Quero andar a pé! Posso?.

MEU QUERIDO MUSEU DE ARTE POPULAR

Já assinei a Petição para o tentar salvar das mãos dos arrivistas. E os meus leitores?
[Via blogue Museu de Arte Popular.]

MEU QUERIDO TERREIRO DO PAÇO

Já assinei a Petição para o tentar salvar dos novos-ricos. E os meus leitores?
[Via blogue Cidadania Lx.]

PRÉMIO «BLOGUE COM TOMATES»

Nota : O prémio passa a ser atribuído sempre que me der na real gana e não ao ritmo semanal previamente anunciado ali.

BLOGUE DO DIA (89)

Ofício Diário, de Torcato da Luz.

ARQUITECTO PARA HOJE (4)

Jorge Segurado (1898 — 1990).
Um dos impulsionadores da arquitectura modernista durante o Estado Novo. Destaco os edifícios do Liceu Nacional de D. Filipa de Lencastre (1931) e da Casa da Moeda (1933). Poderia não ter feito mais nada, mas fez muito mais — e bem. Falaremos aqui dele outra vez, noutro dia; obra literária sobre Lisboa incluída.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

INÍCIO DA ÉPOCA BALNEAR DE 2009

Gisele Bündchen.

COISAS DO LICEU

Chamo a atenção dos meus leitores Filipados para a Petição que lancei no nosso blogue colectivo.

UMA ALTA EXPRESSÃO DE SAUDADES DO FUTURO

«Fado Vadio», Carminho (Carmo Rebelo de Andrade).

Há seis meses, dediquei-lhe aqui uma mensagem; entretanto, ficou na moda. Renovo, por isso, a certeza de que a sua voz se projectará no futuro — para além das passageiras tendências —, e enriquecerá eternamente a restrita galeria de superiores intérpretes da Canção Nacional. Eu diria que as únicas Saudades que a Carminho tem são do Futuro; e, assim sendo, ela é hoje uma rara encarnação da Alma Imortal de Portugal.

DO TRADICIONALISMO

Por isso nós, os integralistas, partilhamos da opinião do marquês de la Tour du Pin. Não somos conservadores, — dada a passividade que a palavra ordinariamente traduz. Somos antes renovadores, com a energia e a agressividade de que as renovações se acompanham sempre. O nosso movimento é fundamentalmente um movimento de guerra. Destina-se a conquistar, — e nunca a captar. Não nos importa, pois, que nas exposições dos pontos de vista que preconizamos se encontrem aspectos que irritem a comodidade dos que em aspirações moram connosco paredes-meias.
ANTÓNIO SARDINHA
(1887 — 1925)